DESAFIOS QUE INSPIRAM

Somos movidos por coisas que provocam nossas criatividade e capacidade de encontrar soluções para resolvê-las
Criar um projeto não é uma tarefa simples, como pegar um papel e sair rabiscando, como muitos pensam. Há uma série de fatores que contribuem para que uma casa fique do jeito que o dono quer.
Arquitetos são movidos pela inspiração e, principalmente, por desafios. Geralmente, é o cliente quem provoca esses incentivos ao profissional, que sempre recorre a referências para desenvolver o projeto ideal.
O ponto de partida para o processo de criação é sempre uma conversa com o cliente para entender suas necessidades. Ele pode incitar, estimular ou, simplesmente, dar liberdade para o arquiteto criar o projeto. Costumo dizer que procuro enxergar os espaços com os olhos do cliente. Nem sempre o desenho é tão visível, o que o torna mais instigante. Mas essa fórmula tem funcionado nos oito anos do escritório da RAC Arquitetura. Sempre respeitamos a confiança e a parceria dos nossos clientes. E, depois de muitos desafios e inspirações, é sempre bom ouvir deles: “era exatamente isso o que eu queria”.

HISTÓRIA
A RAC Arquitetura foi fundada pelo arquiteto Ricardo Alexandre César na praia de Camburi, litoral norte de São Paulo, oficialmente em 2010. Sua proposta é desenvolver uma arquitetura com traços modernos aliados aos coloniais. Com desenhos de linhas retas, a mistura de materiais rústicos e sofisticados e a integração de espaços externos e internos, respeitando o terreno e o entorno, são características dos projetos feitos pela RAC. As atividades do escritório concentram-se em projetos residenciais e comerciais na cidade de São Sebastião, mas também se estendem a outras regiões do Estado. Ricardo Alexandre César é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, desde 2005. Sua experiência profissional começou em seguida, quando fundou a Morfose Arquitetura e Engenharia ao lado dos sócios, Tiago Furlanetto, engenheiro eletricista, e Guilherme Mattos, engenheiro civil, com os quais obteve grande conhecimento e crescimento profissional. A sociedade durou até 2010, quando cada um decidiu se dedicar exclusivamente ao seu ramo, fechando a Morfose.

Ricardo Alexandre César

Ricardo Alexandre César

Arquiteto

Ricardo Alexandre Cesar é um amante do desenho. Desde muito jovem vivia pela casa da família em Santos, no litoral paulista, rabiscando alguma coisa. Sua paixão pelos traços logo o levou para a arquitetura, quando concluiu a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Braz Cubas, em 2005.



Roberto Santos

Roberto Santos

Orçamento de Obras

Roberto Santos é quem faz os orçamentos de obras para os projetos desenvolvidos pela RAC Arquitetura.